Quanto custa estudar no Reino Unido?

Entenda como fazer o seu planejamento financeiro para estudar no Reino Unido em 2022

Quando pensamos em estudar fora, vem aquela insegurança de não conseguir arcar com todos os custos envolvidos, não é mesmo? São muitas coisas a se pensar, e por isso o seu planejamento financeiro deve começar bem antes! Se o seu sonho é estudar em uma das incríveis e renomadas universidades do Reino Unido, você provavelmente deve saber que estamos falando de um país com alto custo da vida, além da moeda local, a libra, também ser mais elevada. o país tem um custo de vida alto para morar e estudar, já que estamos falando da libra

Desde 2020, com a pandemia, vimos as moedas dispararem, as fronteiras fecharem, e o sonho de estudar fora ficou para depois. Porém, neste momento, com a população vacinada e até mesmo a libra baixando, há um certo otimismo no ar ao se pensar sobre este tema novamente.

Agora que a libra está baixando, é um bom momento para estudar fora?

Afinal de contas, é possível arcar com todos os custos sozinho?

Se você não consegue nem sair do lugar pensando em tudo isso, vem que a rainha te ajuda a colocar na ponta de lápis!

Tudo começa com a escolha: “quero ir!” e você começa a procurar por cursos e bolsas na área que você precisa. Algumas pessoas já desistiram nesta primeira etapa, pois nem sempre é tão simples encontrar todas as informações relacionadas à educação superior em outro idioma e de instituições que você por vezes nem conhece. Se estiver passando por isso, você pode pode procurar por uma assessoria especializada e incluir este valor no seu orçamento. Entretanto, se você procurar o loveEDU, terá um atendimento personalizado e gratuito para candidaturas em universidades parceiras. É ótimo começar economizando, não é? Por isso, você pode começar acessando aqui quais são as universidades que você terá assessoria gratuita!

  • Universidade 

Existe uma taxa de matrícula para residentes do Reino Unido e outra para estudantes internacionais. Diferentemente daqui do Brasil, o valor é uma taxa única, e deverá ser pago integralmente durante os primeiros meses de estudo. Geralmente, essa tuition gira em torno de 20 mil libras anuais, tanto para programas de graduação como de mestrado.

E quantos anos duram os programas de graduação e mestrado na Inglaterra para os estudantes internacionais?

Os programas de graduação na Inglaterra duram 3 anos, a não ser que o aluno precise passar pelo Foundation Year,  como é o caso de quem fez o Ensino Médio regular brasileiro. Caso tenha dúvidas sobre isso e precise saber se é o seu caso, nos consulte que podemos ajudar! 

Os programas de mestrado, por sua vez, duram apenas 1 ano, já que o aluno precisa escolher a modalidade full-time por conta do visto do estudante. 

Diante de tudo isso, você pode estar se perguntando se existe faculdade pública na Inglaterra e como faz para entrar. A resposta é que elas existem sim, mas não são gratuitas como no Brasil. 

O que pode contribuir para diminuir os seus custos, são, claro, as bolsas de estudos!! Falando de Reino Unido, podemos pensar na bolsa Chevening que cobre 100% dos custos – e por conta disso, é muito concorrida – e também, nas bolsas parciais oferecidas pelas próprias universidades. Você também pode acessar por aqui o nosso post sobre 8 Bolsas de estudos em business e MBA no Reino Unido.

  • Teste de proficiência

Uma das exigências da universidades, é que o aluno comprove proficiência no inglês. Para isso, é necessário olhar no site da universidade quais são as provas aceitas, que geralmente são IELTS ou TOEFL. Ambas custam em torno de 1,000 reais.

  • Custo de vida  

Segundo o Governo Britânico, o aluno deve considerar cerca de 1,334 libras mensais se for estudar em Londres e cerca de 1,023 libras fora de Londres. Sobre isso, é importante ressaltar duas coisas: 

  • Você deverá comprovar 9 meses de custo de vida no seu processo de visto
  • É possível trabalhar 20h semanais com o visto de estudante, e pode até ser que você consiga um estágio remunerado. Porém, além de bastante tempo e dedicação despendida durante esse período, provavelmente o estágio não será suficiente para arcar com estes custos de vida 

Portanto, pensando em tudo isso, o planejamento financeiro é fundamental! É muito importante que você realmente tenha uma reserva para conseguir arcar com as despesas do dia a dia, como de alimentação e acomodação, que pode ser dentro ou fora do campus.

  • Seguro saúde e visto de estudante

Outro item obrigatório é o seguro saúde, a taxa do IHS (Immigration Health Surcharge) para você ter acesso ao sistema de saúde do UK, é de cerca de 700 libras ao ano. Você pode calcular neste site para ter uma ideia do valor que irá pagar. Quanto ao visto, a taxa de processamento é em torno de 363 libras. 


Agora, se você quer estudar na Inglaterra, mas ainda assim encontrar destinos que tenham custos de vida mais baixos, e, além disso, taxas de matrícula mais acessíveis, você não pode perder o nosso webinar com a De Montfort University no dia 19 de maio de 2022 às 19h. Se inscreva agora por este link e veja que os custos para estudar na Inglaterra são possíveis! 

DO NOSSO BLOG

Publicações relacionadas

Agora, somos loveEDU!

Você deve ter percebido que mudamos o cenário por aqui, né? O loveUK agora é loveEDU! Nosso primeiro destino