A University of Southampton, localizada na cidade inglesa de mesmo nome, é um dos membros fundadores do Russell Group e reconhecida por suas pesquisas de alta relevância para as principais questões mundiais. Nos rankings britânicos e internacionais, Southampton figura entre as melhores posições, sendo uma das 100 melhores universidades do mundo, segundo o QS World University Rankings 2018.

Fundada em 1862, no litoral sul da Inglaterra, atualmente a universidade conta com uma comunidade de mais de 20 mil estudantes. Destes, 30% são oriundos de mais de 140 países. “Nossos estudantes internacionais são motivados, entusiastas e apaixonados por suas áreas de pesquisa, eles têm o desejo de fazer a diferença no mundo e ser parte da mudança”, afirma Sara Sandford, Regional Director do International Office de Southampton.
Ainda segundo Sandford, a universidade vem trabalhando ativamente com o público brasileiro há seis anos e, atualmente, conta com 33 estudantes do Brasil. “Estamos animados para continuar recebendo novos estudantes brasileiros todos os anos e esperamos que este número só cresça, com o auxílio da nossa parceria com o loveUK“.
Southampton oferece oito áreas de estudo, distribuídas em seus sete campus, são elas: Business, Law and Art; Engineering and Environment; Health Sciences; Humanities; Medicine; Natural and Environmental Sciences; Physical Sciences and Engineering; e Social, Human and Mathematical Sciences.
A universidade litorânea possui grande reconhecimento por seus cursos em Engenharia, agraciada pelo primeiro lugar no Research Excellence Framework em General Engineering. “Também somos conhecidos por oferecer cursos em nichos específicos de algumas áreas, incluindo Maritime Engineering e Maritime Law; Ocean and Earth Sciences; Acoustical Engineering e Aeronautical Engineering”, lista a Regional Director.
Southampton está dentro do 1% das universidades consideradas as melhores do mundo, com um histórico pioneiro de ensino em cursos online e no apoio ao ambiente acadêmico global ao fundar um campus na Malásia, no ano de 2012, focado nos cursos de Engenharia.


Segundo o Guardian University Guide, a universidade conta, ainda, com cinco assuntos de pesquisa listados entre os 45 melhores do mundo (Nursing, Archaeology, Earth & Marine Sciences, Geography e Performing Arts). “Nossa pesquisa aborda diversos desafios globais, incluindo segurança alimentar, ciência da Web, efeitos da poluição do ar, infraestrutura ferroviária, saúde pública e tem desenvolvido também novas abordagens para o tratamento do câncer e trazido energia sustentável para comunidades remotas”, lista Sandford.
A britânica continua: “quando nossos acadêmicos não estão pesquisando soluções para questões nacionais e globais, eles dão aulas aos nossos estudantes, oferecendo um conhecimento aprofundado, métodos rigorosos, entusiasmo e altos padrões pessoais”.