Para a edição deste loveUK Universities apresentamos a Middlesex University London, instituição que atua há quase 140 anos no norte de Londres, Inglaterra, sendo a única universidade moderna da cidade a constar entre as 500 melhores do mundo, segundo ranking da Times Higher Education World University.
Com uma comunidade de 21 mil estudantes – dos quais cerca de 8.800 são internacionais -, a universidade oferece cursos por meio de três áreas: Ciência e Tecnologia, Ciências Sociais e Artes e Indústrias Criativas.
Middlesex foi criada a partir da fusão de três faculdades politécnicas da região, ainda em 1878, incluindo uma instituição exclusivamente feminina. Já em 1990 a universidade estendeu sua presença internacional ao fundar o primeiro escritório regional em Kuala Lumpur, Malásia, seguido de outros escritórios pela Europa, em 1995.
Premiada com categoria Silver no Teaching Excellence Framework 2017 pela qualidade de ensino e resultados estudantis, Middlesex foi julgada por ter excedido constantemente nos requerimentos nacionais de qualidade na educação superior britânica.

As pesquisas conduzidas na universidade cobrem 29 áreas, entre elas psicologia, ciências exatas, música, dança, artes, biomedicina, finanças, esportes e criminologia. 58% destas pesquisas são consideradas de excelência internacional, segundo pesquisa do UK Funding Councils.
Focada no preparo de seus estudantes para o mercado de trabalho, Middlesex possui um método de ensino voltado a este objetivo, com largo uso de aulas práticas. “Isso explica porque mais de 90% dos nossos graduados estão empregados ou seguindo uma educação superior apenas seis meses depois de se graduar”, explica Gabriela Mendez, Americas and Caribbean Regional Officer da universidade. O acompanhamento e apoio da instituição para emprego segue acontecendo mesmo após o estudante graduar-se.
Ainda segundo Gabriela, cursos como Business, Design (incluindo Moda, Gráfico e de Interiores) e Ciências da Computação são os mais populares entre estudantes internacionais, mostrando o reconhecimento internacional da instituição.
A comunidade brasileira na Middlesex tem crescido nos últimos anos, demonstrando grande experiência acadêmica. Os cursos mais procurados por eles são Business Management, Design, Cybercrime & Digital Investigation e Medical Physiology. “Todos os anos recebemos um bom número de candidaturas de brasileiros. A universidade os recebe todos os anos por suas contribuições positivas para a nossa comunidade”, diz Gabriela.

Localizada a 30 minutos do centro de Londres, Middlesex se situa em uma área residencial e recentemente foi incluída no ranking Workplace Equality Index (posição 264 de um total de 439 espaços de trabalho) pela organização LGBT Stonewall, indicando que funcionários LGBT possuem um espaço seguro para ser eles mesmos.
“Uma das razões pelas quais Middlesex é uma escolha inteligente é que acomodação e outras instalações ao redor do campus são mais baratas que as localizadas no centro de Londres e as taxas dos nossos cursos são bem sedutoras”, explica Gabriela.
Em 2005 a universidade decidiu expandir-se para além-mar, fundando três campus em Dubai, Ilhas Maurício (2009) e Ilha de Malta (2013), além de estabelecer parceria com mais de 100 universidades de 22 países.
Com isso, é possível que estudantes de graduação se transfiram para outros campus, desde que seu curso seja ofertado nele. Assim, existe até mesmo a possibilidade de fazer uma graduação de quatro anos nos quatro campus, começando por Londres.

Segundo Gabriela, um estudante que se interessa por candidatar-se à Middlesex deve levar em conta que os recrutadores prezam pelo cumprimento dos requisitos acadêmicos e experiência profissional é um item decisivo. “A melhor forma de se destacar é apresentar um bom portfólio ou currículo, mas mais do que ter sucesso acadêmico, nós buscamos estudantes internacionais que irão contribuir, em larga escala, à universidade, grupos de estudo e demais ambientes”.
Desde a Fresher’s Week até a graduação, a universidade promove uma série de eventos durante o ano – como a MDXmas Fair, Degree Fashion Show e a PG Connect -, buscando integrar seus estudantes e tornar a experiência acadêmica ali memorável.
Confira vídeo sobre a vida estudantil na universidade:
Vale lembrar também que a universidade está participando do programa de bolsas de estudo Santander, com prêmio de 5 mil libras destinadas às taxas de matrícula. E é possível fazer um tour virtual pelo campus de Londres. Acesse aqui.
Quer saber como se candidatar à universidade? Chama o loveUK! Estamos preparados para lhe ajudar nesta jornada, maximizando suas chances de ser aceito no curso que deseja.