Não saber como começar o seu personal statement pode ser frustrante, principalmente se você não tem o costume de escrever textos. Geralmente, existem dois tipos de estudantes: o que começa cometendo o erro de escrever “meu nome é fulano” (vamos lembrar que esta informação estará, exaustivamente, em todos os seus documentos, então para que perder tempo repetindo isso?) e o que perde tempo demais pensando naquela primeira frase super criativa que, no fim, não vai surtir o efeito desejado.
Os avaliadores querem encontrar um texto sucinto, que os cative por meio das suas próprias ideias e habilidades, não com artifícios e palavras rasas.
Como dito uma vez por Michele Raimondo, International Officer da University of Westminster, este é um dos documentos mais importantes de um candidato, pois “a maioria dos cursos e das universidades não fazem entrevistas – e as que fazem se baseiam no seu personal statement para fazer as perguntas -, por isso, esta é a sua única chance de se diferenciar dos demais candidatos e impressionar os avaliadores”.

Alguns avaliadores acreditam que a frase inicial é a mais difícil de escrever e, por isso, ela deve ser deixada por último. “Não gaste tanto tempo na introdução. Concentre-se no conteúdo principal da sua carta. Comece pelo segundo parágrafo, onde explica por que quer fazer aquele curso – é nisso que estamos realmente interessados”, afirma um avaliador em entrevista à Which?University.
Os melhores textos, geralmente, são aqueles que se mostram genuínos e específicos desde o começo, explicando o seu entusiasmo pelo curso, seu entendimento sobre a área e o que pretende alcançar com isso.
Leia mais: Personal statement: o que incluir e o que evitar no seu texto
Ainda assim, o primeiro parágrafo é algo sempre difícil de escrever. Por isso, aqui vão algumas sugestões para você se inspirar:

– O seu interesse no curso é o mais importante. Comece explicando por que o escolheu; – Lembre-se: os melhores personal statements vão direto ao ponto; – Comece com uma pequena frase que indique a razão pela qual você está interessado em estudar em determinada área; – Explique o seu entusiasmo. O que o motiva a querer entrar neste curso?; – Mostre que sabe no que está se candidatando. Não diga que quer estudar algo por ser interessante, vá além disso; – Evite começar com “desde pequeno” ou “eu sempre quis” e prefira citar o que te inspira agora ao invés de levantar o passado.
Todos os anos o UCAS publica uma lista com as frases mais comuns usadas para começar o personal statement. Esta é uma forma de pedir aos candidatos que evitem os clichês e sejam mais originais. Em 2017 estas foram as frases mais usadas:
– Desde muito pequeno; – Desde que consigo lembrar; – Estou me candidatando a este curso por que; – Eu sempre me interessei por; – Ao longo da minha vida eu sempre gostei de.

Ainda entre as frases, na posição 11 estava uma citação específica de Nelson Mandela. Isso serve de alerta para não usar citações famosas – elas são odiadas pelos avaliadores, principalmente se não houver uma explicação do por quê de seu uso no texto. Como o nome já diz, é a sua “declaração pessoal”, então se você não é o próprio Nelson Mandela, não há por que incluir um pensamento que não é seu.
Necklace approach Há uma técnica muito bem vista em textos deste tipo, chamada “necklace approach” (algo como um “colar de abordagem”), a qual consiste em fazer uma conexão entre a primeira frase do texto e o parágrafo final para reforçar o que foi dito no começo.
Se você começa, por exemplo, explicando o que o motiva atualmente a estudar o curso escolhido, pode ser uma boa ideia finalizar mencionando por que adoraria aplicar estes estudos na universidade em questão.
Em resumo, seja autêntico e sincero. Não tente impressionar os avaliadores com elementos secundários ou artifícios. Terminado o seu texto, envie para nós! Os consultores loveUK são especializados em revisões de personal statements e demais documentos para candidatura. E o melhor: é um serviço gratuito para mais de 30 universidades. Entre em contato agora mesmo pelo e-mail: contato@loveuk.org.br.