Oferecendo um ambiente com foco na inovação e no empreendedorismo, a Bath Spa University possui uma reputação de excelência em ensino, refletindo seus 167 anos de história. A universidade fica localizada em Bath (Inglaterra), uma das cidades mais bonitas do mundo, classificada como Patrimônio da Humanidade (UNESCO), a qual une o passado e o futuro em suas paisagens. O resultado disso é o melhor dos dois mundo: a herança e elegância romana em meio a instalações modernas, com tecnologias de última geração.

A universidade foi fundada em 1852, sob o nome de Bath School of Art, seguindo a onda de influência causada por uma exibição internacional de arte – a chamada Great Exhibition (“Grande Exibição”, em tradução livre) -, realizada no ano anterior em Londres. O evento foi o primeiro de uma série de feiras mundiais, que ganharam popularidade no século XIX e induziram ao desenvolvimento de novos espaços de ensino para a área.
Em Bath Spa, os alunos são incentivados a desenvolver a criatividade, exercitar o pensamento inovador e a resolver problemas de forma empreendedora, aspectos tidos pela instituição como os mais importantes no atual mercado de trabalho.
Esta tática, associada à facilidade que os alunos têm em criar diferentes combinações de matérias – criando assim um curso que reflita suas melhores habilidades -, resultam em um número recorde de 96% de empregabilidade após seis meses de graduação, segundo a Higher Education Statistics for the UK, uma conquista de poucas universidades britânicas.

“Bath Spa University é onde mentes criativas se encontram. Ensinamos e pesquisamos em áreas das artes, ciências, educação, ciências sociais e negócios. Somos uma instituição líder em criatividade, cultura e negócios, em uma cidade Patrimônio da Humanidade. Nossas excelentes instalações e cursos dinâmicos irão prepará-lo para um mundo em constante mudança”, afirma Paola Bassindale, International Recruitment Officer da universidade.
Bath Spa é a sexta instituição britânica com melhores referências no ensino pedagógico e possui quatro departamentos de excelência, sendo eles: Art and Design; Business and Management; Humanities and Social Sciences; e Education Studies. A universidade é a oitava mais moderna (Sunday Times) e está entre as cinco instituições mais criativas do Reino Unido (Which? Student Survey).

Além destes reconhecimentos, a universidade vem subindo, por mais de três anos, em rankings de satisfação estudantil, com 90% de aprovação por seus alunos – 4% acima da média nacional. Entre os principais aspectos destacados por sua comunidade estudantil, está a alta probabilidade de se tornarem diretores ou “seus próprios chefes”, em comparação com com outros recém-formados no país.

De acordo com Bassindale, “Bath possui uma comunidade estudantil e acadêmica muito aberta e amigável. Nossos estudantes internacionais são criativos, ambiciosos, genuinamente interessados em ultrapassar barreiras e dispostos a explorar novos desafios. Estas são as principais qualidades que buscamos”.
Por Bath Spa já passaram nomes de peso, como a fundadora da The Body Shop, Anita Roddick, o medalhista olímpico Jason Gardener, o designer de sapatos Manolo Blahnik, os escritores Mo Hayder, Sally Nicholls e Tracey Corderoy, o cineasta vencedor do Oscar, Roger Deakins, o músico do Coldplay Davide Rossi e o artista Howard Hodgkin.

Ainda segundo a International Recruitment Officer, a União Estudantil de Bath Spa foi listada entre as 100 organizações no Reino Unido que atuam pelo avanço da igualdade, diversidade e inclusão pelo National Centre for Diversity, ganhando os prêmios de 2017 e 2018 para União Estudantil do Ano.
Falando em igualdade e inclusão, Bath Spa administra a Oak Tree Nursery, creche fundada em 1995 no campus, que já ganhou diversos prêmios por seu ótimo trabalho, incluindo o The Baby Quality Award (2011), Children’s and Young People’s Rights Gold Award (2012) e o Director of Public Health Award (2013). O espaço é dedicado aos filhos de funcionários, estudantes e comunidade local.
Atualmente, a universidade possui poucos brasileiros no campus, mas o objetivo é aumentar esta comunidade nos próximos anos, segundo afirma Bassindale, contando com incentivos de bolsas de estudo para latinoamericanos, como a Creativity and Culture Scholarship (duas vagas para um auxílio de £5,000) e a International Office (uma vaga para auxílio de £5,000).
Conheça outras universidades parceiras do loveUK: