Já pensou ter no próprio celular uma lista atualizada constantemente com várias bolsas de estudo disponíveis, de acordo com seu perfil acadêmico, universidades de interesse e prazos de candidatura? Parece um sonho, mas o britânico Myles Jardine, com apenas 21 anos, decidiu tornar essa ideia uma realidade criando o aplicativo GrantFairy, um buscador de bolsas para universidades de todo o Reino Unido, disponível para download em iOS, Android e versão Web.

Ainda que tenha conseguido uma vaga na universidade desejada, Myles decidiu não se matricular por medo dos custos que teria que dispensar para isso. “Como todos os meus amigos, eu me candidatei a uma universidade ao final do meu ano colegial, mas as taxas e mensalidades aumentavam anualmente e calculei que acabaria me formando com um débito muito alto, levando em conta custos de moradia.”
“Eu não tinha ideia que existiam outras fontes de financiamento disponíveis, além dos empréstimos estudantis. Na verdade, existem milhares de bolsas de estudo, subsídios e outros tipos de financiamento para ajudar os estudantes a pagar suas mensalidades e despesas de moradia. O problema é que estas são muito pouco divulgadas e pode ser extremamente difícil encontrar informações sobre oportunidades relevantes”, continua o britânico.

Foi da frustração pessoal de não poder custear a universidade por si só e da falta de conhecimento de opções de financiamento que Myles decidiu criar o GrantFairy. De uma forma simples de manusear, o aplicativo faz todo o trabalho por você: basta inserir algumas informações como universidade que deseja entrar, curso, país de origem e você instantaneamente dá “match” com as bolsas disponíveis especialmente para o seu perfil.
“A educação é um presente valioso, mas o fardo financeiro dos empréstimos estudantis e a preocupação associada à dívida é, claramente, algo que todos nós preferiríamos estar livres”, sentencia o criador do aplicativo.
Segundo uma pesquisa levantada este ano pela organização Which? University, 60% dos estudantes atualmente em universidades britânicas nunca se candidataram a uma bolsa de estudos e/ou não sabiam estar qualificados para receber uma.

Saiba mais sobre o aplicativo e sua interface no vídeo abaixo: